ESPOSENDE AMBIENTE
Vamos melhorar Esposende

Há um grande número de iniciativas que, por vezes, parecem não ter relação umas com as outras, mas que dão o seu contributo para uma cidade melhor, uma comunidade mais próxima que se está a reorganizar como comunidade, criando soluções para aumentar a qualidade de vida em meio urbano. São estas pequenas mudanças que nos podem fazer mudar a cidade, e que nos mudam a vida.

Uma cidade inteligente deve ter como maior preocupação o AMBIENTE, hoje mais que nunca devemos pensar em que MUNDO queremos viver? É importante consciencializar para os desafios que teremos pela frente, não temos PLANETA B, temos de olhar para as alterações climáticas como um problema incontornável que vai boicotar o futuro de todos. Em Esposende, estaremos atentos seja através deste novo espaço seja pelo Alerta Cidadão uma plataforma que muito têm contribuído para um Esposende melhor.

Um pouco por todo o mundo, surgem pequenas iniciativas, algumas derivadas de reflexões coletivas que permitem ao cidadão colaborar na construção da sua cidade, sentindo-se parte da mesma e responsabilizando-se mais, aqui podemos partilhar ideias, dar a opinião, entre todos podemos fazer a diferença.

Uma SMART CITY deve apostar nos cidadãos, hoje podemos partilhar o carro reduzindo desta forma a emissão de CO2, criar hortas urbanas, compositores coletivos,

São várias as ações que permitem ao cidadão colaborar na construção da sua cidade, sentindo-se parte da mesma e responsabilizando-se mais.

 

Deixamos a “porta aberta” a ideias, sugestões e criticas para que entre todos se consiga um Esposende melhor.

ambiente
destaque
Informação

Estado Mar Esposende

Raios UV Esposende

Tempo em Esposende

Qualidade AR

Alertas Esposende

Iniciativas 

HORTAS COMUNITÁRIAS
Espaço Saudável

Pedido realizado no dia 8 de Agosto 2019 ao Presidente da Câmara Municipal de Esposende para a cedência de um espaço que nos permita implementar o projeto.

O Presidente da Câmara anunciou estes dias a implementação de um projeto idêntico com Hortas Escolares no concelho, vamos aguardar para entender os contornos do mesmo, posteriormente anunciaremos a nossa posição.

Hortas Comunitárias são espaços criados para a prática da horticultura de lazer, para os munícipes de uma cidade.

Espaços onde as famílias se podem inscrever para obter uma parcela e num regime comunitário plantar os seus produtos, como alfaces, tomates, couves, espinafres, repolhos, alhos, cenouras, entre outras verduras e legumes, assim como árvores de frutos, plantas medicinais e aromáticas.
A forma de agricultura nelas praticada é uma Agricultura Biológica e Sustentável, proporcionando assim uma alimentação mais saudável, livre de químicos e de aditivos artificiais.

As Hortas Comunitárias são por isso espaços agrícolas de convívio, que contribuem para uma alimentação mais saudável e mais económica.

Estes espaços de convívio entre gerações, contribuem para a partilha de experiências e conhecimento, sendo privilegiado o espírito de união entre os participantes.

Poupar Água

 

Conselhos simples: 

Todos temos a noção que sem água a humanidade não poderia sobreviver.

Este bem não é inesgotável, como muitas vezes somos levados a pensar: 97% da água existente é salgada; 3% encontra-se em estado sólido, gelo; 0,5% de água é o que o homem tem de água potável para sobreviver. Perante estes dados verifica-se que a água tornou-se um bem escasso.

Feche sempre bem as torneiras. Uma torneira a pingar pode gastar cerca de 25 litros de água por dia;

Utilize torneiras de regulação do fluxo de água ou instale dispositivos de redução de caudal;

Instale autoclismos com dispositivo de dupla descarga. Poderá também colocar garrafas de água com areia no interior do reservatório para evitar enchê-lo na totalidade e reduzir a quantidade de água gasta em cada descarga

Evite fazer descargas desnecessárias, lembre-se que o autoclismo não é um caixote do lixo. Cada descarga gasta cerca de 10 litros de água;

Tome duches rápidos e evite os banhos de imersão. Um duche de 5 minutos gasta entre 25 e 100 litros de água. Feche a torneira enquanto se estiver a ensaboar

Utilize um balde para recolher a água do duche enquanto espera que a água aqueça; pode utilizá-la depois na sanita ou no jardim, por exemplo

Feche a torneira quando está a lavar os dentes ou a fazer a barba. Uma torneira aberta no lavatório pode gastar 9 litros de água por minuto

Benefícios do jardim comunitário
 Espaço Saudável
Jardineiros e famílias em contato com a natureza;
As crianças aprendem que o alimento vem da terra e têm acesso a uma refeição mais saudável;
União e integração da comunidade
Produção local de alimentos
Redução do barulho e poluição urbanos;
Criação de áreas verdes e espaços abertos nas cidades.

 

UM DIA SEM CARRO EM ESPOSENDE? 

Reduzir as emissões de CO2 em Esposende

 

Pedido realizado no dia 8 de Agosto 2019 ao Presidente da Câmara Municipal de Esposende para a realização conjunta do dia sem carro.

E se tivermos um dia sem carro em Esposende? se formos para a Escola a pé? que ganhamos:

Principais objetivos para as crianças:

Proporcionar maior qualidade de vida

Promover uma melhor condição física

Incrementar autonomia individual

 Aumento da responsabilização

Assimilar atitudes e conceitos associados à segurança rodoviária

Principais objetivos para as famílias:

Incrementar o hábito de andar a pé

Reforçar a coesão social entre a comunidade educativa e população em geral

Principais objetivos para a cidade:

Reduzir o trânsito automóvel junto às escolas, proporcionando um nível superior de segurança para pedestres e condutores

 

Melhorar a qualidade ambiental

 

Associação Cidadãos Esposende prepara projeto ambiental único para aproveitar água do mar

 

Pedido realizado à Câmara Municipal de Esposende para a cedência de um espaço que nos permita implementar o projeto e aumentar o número de alunos do CoderDojo.

Aproveitar a água do mar para diferentes utilizações é o grande objetivo de um grupo de crianças e jovens de Esposende.

“Aproveita o que o Mar te oferece”: é desta forma que um grupo de alunos do CoderDojo Esposende pretende iniciar o seu novo ano letivo. O CoderDojo é um espaço de programação onde os jovens de Esposende aprendem de forma gratuita a programar.

Para este no ano letivo 2019/2020, o CoderDojo Esposende aposta no Ambiente, um novo projeto ambicioso será preparado ao longo de vários meses com o objetivo de o poder apresentar num encontro internacional a realizar na Califórnia, Estado Unidos, no mês de março.

 

 

O que podemos fazer?

Alguns conselhos

Reveja rotinas de mobilidade. Avalie de onde parte e onde chega. Pondere modos mais activos, como a bicicleta e o andar a pé, transportes públicos ou um sistema em que possa partilhar o carro. Sempre que possível, combine com colegas estas rotinas de mobilidade diárias, tornando a viagem num prazer diário. 

Brinque na rua. Sim, ainda é possível brincar na rua. Marque um dia fixo por semana e proponha à sua junta de freguesia fechar uma rua ao trânsito ou escolha um espaço público de proximidade e convide os vizinhos para virem para a rua. As crianças brincam, os adultos brincam com eles ou trocam muitas ideias!

Faça as suas compras localmente. Se ainda não o faz, experimente um mês sem compras em grandes superfícies e compre localmente. Comprar localmente não só contribui para uma melhor economia local como também para mais e melhores relações interpessoais. E, entretanto, talvez fique surpreendido com novas lojas, a simpatia e personalização das suas compras e, em muitos casos, dos preços;

Proponha melhorias. Por vezes, reclamamos entre amigos do que gostaríamos para a nossa cidade. Contacte com a sua junta de freguesia ou câmara municipal, fale com os vizinhos, escreva para o jornal local ou contacte com associações que atuem nas questões que gostaria de ver melhoradas.

Preserve as árvores.

Cuide bem dos cursos de água.

Não pesque em épocas de reprodução

Cuide bem do seu lixo, recicle

Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível.

Reduza o consumo de energia elétrica.

Evite andar apenas de carro.

Compre apenas o necessário.

 

Com dicas simples, você pode preservar o meio ambiente e ajudar o planeta!!

 

 

Poupar Luz 

 Conselhos simples: 

  • Lave no ciclo de contagem bi-horário/ ou noturno
  • Utilize tomadas inteligentes
  • Evite modo standby nos aparelhos eletrónicos
  • Desligue o computador
  • Escolha TV LED
  • Opte por ventiladores de teto
  • Regule a temperatura do ar condicionado
  • Não cubra os radiadores e regule a temperatura
  • Desligue as luzes desnecessárias.
  • Utilize reguladores de eletricidade
  • Instale um limitador de caudal
  • Escolha lâmpadas LED
  • Pinte as paredes em tons claros
  • Utilize cortinas pesadas e isole portas e janelas.
  • Abra as persianas e aproveite luz solar
  • Evite os ‘abat-jours’ opacos
  • Use a chaleira em vez do fogão
  • Ajuste o termóstato a 5 graus e para -18 graus no congelador
  • Abra o forno só quando é necessário
  • Escolha a panela de pressão
  • Corte os alimentos em pedaços pequenos e tape sempre os tachos
  • Lave loiça no período noturno